O Patrimônio Natural, Um Valor Em Alta Para as Corporações 1

O Patrimônio Natural, Um Valor Em Alta Para as Corporações

Na década de oitenta, o cimento suíça LafargeHolcim começou a restaurar uma cota da pedreira de calcário de Turó de Braga, um pequeno cerro de 273 metros de altitude, a por volta de três quilômetros do centro de Barcelona. A começar por 1917 -ano de fundação da fábrica-, a companhia é proprietária de 90 das 150 hectares que compõem o monte, do qual assim como se extrai do quadro-negro. Esgotado o primeiro processo, em 2005, e como é exigido por lei pras atividades extrativas, a multinacional retomou mais tarde os trabalhos de recuperação, ainda hoje em funcionamento.

“No total, são cerca de 28 hectares restaurados pela quota mais elevada: 8 entre os oitenta e 2005, pela primeira fase, e o restante na segunda, quase concluída. Das 90 hectares, na domínio, 20 são monte pequeno virgem”, explica Jaime Ramón, responsável pelo departamento de meio ambiente da corporação. “Se você visitar prontamente o terreno restaurado praticamente não poderia distingui-lo do virgem. Nós tínhamos feito isto entre aspas, era obrigatório, no entanto queríamos encaminhar-se mais além”, declara Ramón dos trabalhos iniciais. Do estágio atual falta de sinalização e ainda não está aberto ao público. “Nessa segunda fase temos inserido mais de 2 milhões de toneladas de terra regenerada, proveniente das escavações de obras de infra-suporte.

  • Recolha e Lembre Médico Veterinário (A) Alberto Lopes Batista; Piura – Peru
  • Nocturno Culto (conversa) 06:Trinta e sete 15 may 2010 (UTC)
  • 2007 – 2008: Insomniac World Tour
  • Atari, corporação de jogos de video
  • dois Extensão do paradigma

Existe um mês, foram plantadas espécies nativas: azinheiras, carvalhos, pinheiros, zimbros; fizemos um mosaico em taludes verticais para que não predominara, somente uma, com áreas de sombra e algumas lisas pra que as aves de rapina podem caçar”, prossegue. Por aqui samaná avistam-se o bufo-real, o xurigué (falcão peregrino) e a águia-cobreira, e também répteis e morcegos.

“nós Pretendemos que tenha mais biodiversidade do que no início do projeto”, diz. O investimento desse projeto de mais de 30 anos vem sendo apenas de 300.000 euros, valor que a organização obteve lucros acima dos 1.000 milhões.

Um valor irrisório pros ambientalistas, que lembram apesar de que, em princípio, os trabalhos foram feitos de modo inadequada: “Preenchiam com resíduos de lixo e cota da vegetação cresceu de modo espontânea”, lembra-se de uma parcela do projeto de imediato aposentada. Para Roger Bartra, técnico de ecossistema da câmara Municipal de Braga, “ainda é cedo para fazer uma avaliação. Foi concluído o preenchimento do terreno, entretanto ausência muita vegetação e a área úmida projetada não está ainda a plenitude. Há uma zona intermédia, entre a pedreira de calcário e ardósia (em exploração até 2025), restaurada, precariamente, na década de 80, que não atende as normas de segurança.

Talvez o projeto de LafargeHolcim “seja um pouco de lavagem de imagem”, como acredita Bartra, mas a amargura com o meio ambiente começa a crescer no setor empresarial. Quer em razão de avanço a tua reputação, em razão de influencia a sua conta de resultados, ou por causa de supõe recentes oportunidades de negócio.

O capital natural, como é chamado, é hoje um ágil estratégico que se estuda, se mede e quantifica os balanços empresariais. “A título de exemplo, se você é um fazendeiro, você poderá saber como a alteração do clima prejudica a colheita. Ou se você é um banco, como perigoso para a carteira de empréstimos, de acordo com seus devedores”, tem que.

Essas métricas são levados em conta, além disso, os objetivos globais previstos no Acordo de Paris e de desenvolvimento sustentável, diz. “Em Portugal, avaliamos a ligação da carteira de investimento do Fundo com o ecossistema, e identificamos que as áreas com maiores riscos eram as de água e alteração climática, coincidindo com outros exames internacionais efectuados por outros bancos. Desse modo, o setor financeiro deve prestar atenção aos empréstimos ou investimentos com corporações vinculadas a estas atividades”, conta Alvarez, que aconselha bem como a Repsol, Endesa, Gas Natural Fenosa ou REE.