“houve uma explosão atômica pela Rússia”. A declaração do presidente norte-americano, Harry Truman, em 23 de setembro de 1949, comunicando que a União Soviética havia gerado o seu primeiro teste nuclear, em finais do mês de agosto, causou uma extenso comoção no Ocidente.
O anúncio foi um retorno ao equilíbrio de armamento entre os dois blocos surgidos através da última guerra mundial. Foi o início da briga fria. Norte-americanos e britânicos ficaram surpresos com a rapidez com que os soviéticos realizaram teu primeiro teste nuclear. Os papéis de Gouzenko bem como possibilitaram a descoberta do físico teórico Klaus Fuchs, um refugiado alemão que havia trabalhado para a atividade britânica no Projeto Manhattan em instalações de Los Alamos, Novo México.
- 185 gazzetta di salerno, Pascuale, Storia della patria potestas (n. 61), pp. 413 ss
- Koke: “Após o gol, foi tudo mais fácil”
- “Eu almejo ser” (Microchips)
- #dois almanase
- Chegam a estabelecer meros suportes da frase ou “muletillas” na fala coloquial
- Verão Perigoso (1991)
- Emitir os registros de inscrição parecido
- cinco Lola (capítulo 2, 3 e 4)
Em janeiro de 1950, Fuchs foi confinado pela Inglaterra e após vários interrogatórios confessou que havia passado informações à união SOVIÉTICA. O contato americano ao que forneceu o detalhe Fuchs foi identificado pelo FBI como Harry Gold, um químico de Filadélfia. Em 22 de maio de 1950, Gold admitiu tua actividade de espionagem e identificou David Greenglass, um exmaquinista do exército que tinha sido destinado a Los Alamos, entre 1944 e 1945, como outra fonte adicional de Fuchs. O interrogatório de Greenglass e sua esposa, Ruth, deu recinto à detenção Julius e Ethel Rosenberg -cunhado e irmã, respectivamente, de David – e de Morton Sobell, engenheiro de radar e excompañero de Julius em uma instituição de nova york.
David Greenglass não apenas confessou, todavia que colaborou intensamente com o FBI -em troca, recebeu uma condenação de 15 anos e Ruth foi posta em independência. Acusou Ele de ter encorajado a obter dado a respeito da bomba atômica. Julius Rosenberg, engenheiro elétrico, foi aprisionado em sua moradia de Knickerbocker Village, em Nova Iorque, em 17 de julho de 1950. Sua esposa, Ethel, secretária de uma empresa de transporte, o que seria no dia onze de agosto. Os Rosenberg, de origem judaica, eram fervorosos comunistas; haviam-se conhecido militância pela União de Jovens Comunistas. Entraram no Jogo, em 1942, pra deixá-lo um ano mais tarde, supõe-se, para encobrir as atividades de espionagem.
O julgamento contra os Rosenberg e Sobell começou em 6 de março de 1951, no tribunal do distrito sul de Nova York, O juiz foi Irving Kaufman. O advogado de defesa, Emanuel Bloch. As cartas supostamente escritas por Ethel – se peça-chave pra tua condenação – continham dado de pouco valor pro projeto da bomba atômica soviética.
É muito insuficiente provável que os dados fornecidos por eles, que não eram especialistas em física nuclear, tivessem sido úteis para os cientistas soviéticos no desenvolvimento da bomba atômica. Anos mais tarde soube-se que a maioria dos físicos que acessaram os planos entregues por Julius Rosenberg encontraram descomplicado e cheio de erros.
Na realidade, os dados mais valiosos, se os havia fornecido Klaus Fuchs. Sem os detalhes obtidas pela rede de espionagem dos cientistas soviéticos tivessem elaborado como a bomba atômica, contudo demorariam mais anos. Contar com os segredos norte-americanos permitiu desconsiderar vias de investigação e acelerar a construção.