A história da educação se cinge-se à divisão das idades do homem. No início da Idade Antiga, há que situar as concepções e práticas educativas das culturas indiana, chinesa, egípcia e hebraica. Ao longo do primeiro milênio a.C. se desenvolvem as diferentes paideias gregas .
O fim do Império romano do Ocidente (476) marca o término do universo antigo e o começo da Idade Média. Fixa o desfecho desta época, a queda de Constantinopla em 1453. O cristianismo, nascido e espalhado em todo o Império romano, assume a tarefa de conservar o legado clássico, peneiração, filtrado pela doutrina cristã. Na educação Contemporânea nasceram os atuais sistemas educacionais, organizados e controlados pelo Estado. É imprescindível localizar em seu fato histórico, religioso e cultural, os conceitos de educação, conteúdos e agentes educativos da antiga civilização da Índia. Esta se inicia com a emigração dos povos arianos desde as estepes da Ásia central, às margens dos rios Indo e Ganges, cerca de dois mil a.
A religião hindu permeia a educação. A partir das variantes literatura védica e bramânicos trazidas pelos povos arianos, as novidades que trouxeram o budismo e o jainismo, surgidos no século VI a. C. O mestre, o guru, instrui, inicia e guia o discípulo na sua criação espiritual. Só conseguem aceder ao ensino do guru dos participantes das 3 classes superiores -os servos ou sudras, assim como os párias ficam fora-. O discípulo, sisya, necessita adicionar, além da condição social, muitas qualidades físicas, mentais, morais e espirituais.
Com a cerimônia do “Upunayana” inicia os estudos; simboliza o nascimento espiritual do aluno, que recebe de seu guru um mantra ou fórmula sagrada. Durante anos a buscar o entendimento a partir da verdade que lhe transmite o mestre, ser dedicado à reflexão e à meditação sadhana. Os conteúdos que são estudados provêm de um duplo cânone literário, um em língua sânscrita, o védico, e outro em língua pali, o budista.
- Vinte e cinco Pickett
- 100 g de cereais + 200 ml de leite desnatado
- Reduz as atitudes negativas face à instituição e o abandono dos estudos
- Citrinos pra hortelã
- O ser assimilou a controlar o lugar com um mínimo de esforço físico
- seis Efeitos provocados por hidrocarbonetos
O primeiro é formado pelos livros sagrados chamados “sruti”: os Vedas, Brahmanas, Aranyakas e Upanishads; seguem-se-lhes os “smriti” que tratam de temas de astronomia, gramática, matemática, história e certo; todos eles em forma de aforismos, provérbios e máximas sentenciales. O intuito fundamental da educação é a libertação da ignorância, “moksa”.
O aparecimento e a difusão do raciocínio de Confúcio, no século VI a. C., divide a história da China em duas grandes etapas. A época preconfuciana, desde as origens da cultura asiática no século XV a. C., foi marcada por grandes dinastias Chang e Chou, do mesmo modo o feudalismo, como estrutura social e política. Confúcio não foi um personagem isolado na história da china, que pertencia à escola de pensamento”, os Advogados” (séculos VII -III. Confúcio e seu discípulo Mêncio (século IV a. A grandes traços, esta escola e, assim sendo, o confucionismo, caracterizam-se por uma esmagadora significado burocrático, pra defesa de uma ordem social e moral fundado na autoridade, a hierarquia, o conservadorismo, o formalismo ritual e o pragmatismo.
Caracteres que deram espaço a um padrão de conduta próprio de pessoas daquele país que se evidenciam na sua paciência, a tua cortesia e meticulosos que eram. Além do raciocínio confucionista, o público chinês teve outra grande corrente de pensamento que foi o taoísmo, no entanto não teve decorrências no terreno educativo.